PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA
MARIA MADALENA
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE
2022
Prefeito: Nilson José Perdomo Costa
Secretário: Luis Gustavo Manhaes Silva
Presidente do Conselho Municipal de Saúde:
Janaina de Carvalho C. Guzzo
EIXO I - VIGILÂNCIA EM SAÚDE
1 DIRETRIZ: Fortalecer as ações de vigilância para a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças e outros agravos.
1 OBJETIVO: Intensificar e fortalecer as ações da vigilância ambiental a fim de reduzir e prevenir riscos e agravos à saúde da
população relacionados com os riscos ambientais.
DESCRIÇÃO DE META
INDICADOR
AÇÕES
META
2022
Alcançar a meta de proporção de
análises realizadas em amostras de
água para o consumo humano quanto
aos parâmetros coliformes totais, cloro
residual livre e turbidez.
Proporção de análises realizadas em
amostras de água para o consumo
humano quanto aos parâmetros
coliformes totais, cloro residual livre e
turbidez.
Realizar coletas água mensais e
enviar ao Lacen.
Realizar aquisição de insumos
necessários para coletas.
Alimentar os sistemas “GAL e
“Sisagua”.
90%
Alcançar a meta de 4 ciclos dos 6
ciclos anuais com o mínimo de 80%
de cobertura de imóveis visitados para
o controle vetorial da dengue.
Número de ciclos que atingiram mínimo
de 80% de cobertura de imóveis
visitados para o controle vetorial da
dengue.
Realizar visitas domiciliares diárias no
controle das arboviroses.
Realizar recuperação nos imóveis
pendentes.
Alimentar os sistemas FormSus
80%
Capacitar uma vez ao ano os ACE.
Número de capacitações realizadas.
Capacitar os agentes de Endemias
01
Alcançar 80% da proporção de cães
vacinados na campanha de vacinação
antirrábica canina
Proporção de animais vacinados na
campanha de vacinação antirrábica.
Realizar uma campanha dia “D”para
vacinação dees e gatos.
Realizar vacinação itinerante em áreas
rurais.
Realizar divulgação da campanha por
meio de comunicações.
80%
Controlar 100% da proliferação de
mosquitos transmissores de doenças.
Proporção de controle da proliferação
de mosquitos transmissores de doenças
no município.
Realizar ações de bloqueio em
quarteirões quando necessário.
Colocar tela em caixas d’água quando
100%
necessário.
Contratar empresa para manutenção de
equipamentos quando necessário.
Realizar aquisição de insumos
necessários para o trabalho dos ACE.
Manter os 4 levantamentos de índice
rápido para Aedes Aegypti (LIRAa) ao
ano de acordo com MS
Número de LIRAa realizados.
Realizar levantamento de índice rápido
do Aedes aegypti (LIRAa).
Realizar identificação de larvas de
possíveis transmissores de Dengue, Zika
e Chikungunya.
04
Receber e verificar 100% das
denúncias solicitadas.
Proporção de denúncias atendidas e
verificadas.
Receber as denúncias.
Verificar as denúncias solicitadas sujeito à
ambiental.
100%
Reunião bimestralmente com os ACE.
Número de reuniões realizadas.
Realizar reuniões com a equipe.
06
Alcançar a meta de 19 ciclos dos 24
anuais com o mínimo de 80% de
cobertura de pontos estratégicos para
o controle vetorial da dengue.
Número de ciclos dos PE realizados.
Realizar visitas quinzenais em pontos
estratégicos (PE).
Realizar identificação de larvas de
Possíveis transmissores de Dengue, Zika
e Chikungunya.
19
Controlar a proliferação de roedores
causadores de doenças.
Proporção de controle de roedores
causadores de doenças
Realizar aplicação de venenos em
bueiros.
Atender denúncias.
Realizar aquisição de insumos
necessários
80%
Controlar a proliferação de baratas
conforme a necessidade.
Proporção de controle de baratas.
Realizar aplicação de venenos em
bueiros.
Atender denúncias
Realizar aquisição de insumos
80%
necessários
Controlar de Caramujos conforme a
necessidade.
Proporção de controle de caramujos
causadores de doenças.
Atender denúncias
80%
2 OBJETIVO: Intensificar e fortalecer as ações da vigilância sanitária a fim de estruturar a VISA afim de prevenir riscos e
agravos à saúde da população relacionados com os riscos sanitários.
Implementar e executar instrumento
legal do órgão - VISA
Percentual de ações do órgão da Visa
criado.
Solicitar conclusão de criação de
instrumento legal de órgão VISA
Implementação de órgão legal de VISA
Execução de órgão legal de VISA
100%
Estrutura Física, suporte tecnológico e
informatização da VISA
Percentual de estrutura física,
equipamentos de informática e
programa específico para as ações de
VISA.
Aquisição de programa específico para
contemplação das ações de VISA
Abertura de processo licitatório para
aquisição de equipamentos.
70%
Educação em saúde em
estabelecimentos públicos e privados
sujeitos a VISA.
Proporção de educação em saúde
realizada.
Realizar palestras e eventos nas escolas
e creches do município.
Realizar campanhas educativas.
Realizar capacitações e boas práticas.
70%
Capacitar servidores da VISA.
Número de capacitações realizadas
anualmente.
Procurar parcerias com a SES e
FUNASA.
01
Manter atividades de fiscalização
/Inspeção.
Proporção de fiscalizações/inspeções
mantidas sujeitos a VISA.
Realizar cronograma de fiscalizações/
inspeções sistemáticas.
Realizar fiscalizações.
Realizar inspeções.
Emitir termos cabíveis
80%
Fiscalizar/inspecionar locais
relacionados a existência de animais e
executar ações de acordo com a
necessidade.
Proporção de fiscalização/inspeção em
locais relacionado a existência de
animais e execução de ações sujeito a
VISA.
Criar plano de posse responsável de
animais.
Criar parceria com as secretarias de
meio ambiente e defesa civil
100%
Atender denúncias relacionadas a
criação animais indevidas.
Tomar previdências legais sobre criação
de animais indevidas.
Atingir percentual de grupos de ações
estabelecidas
Percentual de municípios que realizam
no mínimo seis grupos de ações da
vigilância sanitária, consideradas
necessárias a todos os municípios.
Realizar ações estabelecidas pelo
ministério da Saúde.
100%
Atender e verificar denúncias
realizadas.
Proporção de denúncias atendidas e
verificadas.
Atender denúncias.
Realizar visitas aos locais de
denunciados.
100%
Fortalecer ações sujeito a VISA no
controle e prevenção da Covid-19.
Proporção de ações no controle e
prevenção da Covid-19.
Intensificar as fiscalizações obedecendo
as legislações municipais e notas
técnicas do governo estadual.
100%
Reunião de equipe
Número de reunião de equipe realizada
bimestralmente.
Realizar reunião em equipe
06
Liberação de alvará sanitário de
acordo com sua atividade de
funcionamento.
Proporção de liberação de alvará
Sanitário.
Receber processo de solicitação
Execução de inspeção do
estabelecimento.
Liberação de alvará
100%
Cadastramentos em estabelecimentos
comerciais.
Proporção de cadastramento de
estabelecimentos sujeito a VISA.
Realizar cadastramento de
estabelecimentos
80%
3 OBJETIVO: Realizar prevenção de doenças e promoção da saúde por meio de ações de imunização no município.
Alcançar as coberturas vacinais do
calendário Básico de Vacinação no
Município
Proporção de vacinas selecionadas do
CNV para crianças < de 2 anos -
Pentavalente (3ªdose), Pneumocócica
10 valente (2ªdose), Poliomielite
(3ªdose),Tríplice Viral (1ªdose) com
Divulgar as ações de imunização nas
mídias sociais, escolas e comunidade
Realizar capacitação, atualização e
educação continuada com as equipes
Divulgar e informar que as vacinações
100%
cobertura vacinal Preconizada
devem ser realizadas no próprio
município
Incluir as ações de imunização nas
programações e comemorações
relacionadas a saúde.
Manter registros dos dados de
Imunização no sistema próprio ou em
sistema preconizado pelo Ministério da
Saúde atualizados.
Proporção de vacinas realizadas e
inseridas no sistema próprio ou
preconizado pelo ministério
Manter equipamentos de informática em
funcionamento.
Manter a equipe capacitada para uso dos
sistemas de imunização
100%
Realizar Campanha Anual de
Multivacinação, Influenza, HPV, Covid
19, Poliomielite em concordância com
o calendário vacinal do Ministério da
Saúde, em parceria com a rede de
Atenção Básica.
Proporção de Campanhas realizadas
pelo Município em consonância com as
indicadas pelo Ministério da Saúde.
Divulgar as ações de imunização nas
mídias sociais, escolas e comunidade
Realizar capacitação, atualização e
educação continuada com as equipes
Divulgar e informar que as vacinações
devem ser realizadas no próprio
município.
100%
2 DIRETRIZ: Prevenir, promover e proteger riscos e agravos por meio, da Vigilância, com foco nas na prevenção de doenças
crônicas não transmissíveis, violência, no controle de doenças transmissíveis, prevendo um envelhecimento saudável da
população.
1 OBJETIVO: Fortalecimento da Saúde Pública, com o intuito de diminuir os agravos de doenças passíveis de tratamento
precoce e em tempo hábil.
DESCRIÇÃO DE META
INDICADOR
AÇÕES
META
2022
Aumentar a proporção de cura de
casos novos de tuberculose pulmonar
diagnosticados.
Proporcionar a cura dos pacientes novos
e reingressos ao tratamento de tb.
Capacitação das Equipes buscando
diagnóstico precoce de TB;
Disponibilizar medicamentos para o
tratamento completo;
Busca ativa dos pacientes com abandono
de tratamento.
100%
Aumentar a proporção de examinados
entre os contatos registrados dos
casos novos de hanseníase
diagnosticados.
Proporção de cura dos casos novos de
hanseníase diagnosticados nos anos
das coortes
Realizar treinamento de coleta do
material para diagnóstico de Hanseníase
Disponibilizar tratamento adequado;
Monitorar o número e sequelas por
hanseníase, por unidade de saúde
100%
Fomentar a notificação dos casos de
óbitos em Mulheres.
Proporção de óbitos de mulheres em
idade fértil (mif) investigados
Implementar o SIM municipal;
Capacitar as equipes sobre a importância
da notificação compulsória;
100%
Intensificar o preenchimento do
atestado de óbito com a causa básica
Proporção de registro de óbitos com
causa básica definida
Capacitar os médicos para o
preenchimento correto de D.O
Disponibilizar na unidade hospitalar
manual de orientação das causas de
óbitos.
95%
Aumentar a busca ativa das
notificações compulsórias nas
Unidades Básicas e na Urgência e
Emergência.
Proporção de casos de doenças de
notificação compulsória imediata (dnci)
encerradas em até 60 dias após
notificação
Capacitar equipes da importância dos
envios das notificações em tempo hábil
Promover rodas de conversas nas
unidades, com o objetivo da importância
do diagnóstico precoce das doenças para
a população.
100%
Monitoramento e investigação de
possíveis casos de Malária.
Número de casos autóctones de malária
Realizar busca ativa no território onde
houver o vetor
Parceria com a vigilância ambiental em
caso de algum caso positivo.
0
Redução de casos diagnosticados de
sífilis congênita, proporcionando um
pré-natal de qualidade.
Número de casos novos de sífilis
congênita em menores de um ano de
idade
Identificar a causa do aumento de casos
no território;
Realização de testagem no período
gestacional e no parto
0
Aumentar o número de testagem
Número de casos novos de aids em
Realização de testagem na gestação e
0
precoce e se caso necessário
realização de novos exames e busca
ativa das gestantes.
menores de 5 anos
no parto
Busca dos membros familiares para
investigação de caso
Reduzir a incidência de óbito infantil,
buscando novas linhas de cuidado dos
vulneráveis.
Taxa de mortalidade infantil
Buscar parceria com o setor social para a
identificação de pobreza;
0
Ampliar a realização de investigação
de casos dos óbitos maternos.
Número de óbitos maternos em
determinado período e local de
residência
Implementação do SIM
Realizar busca ativa nas localidades de
óbito e identificar a causa
0
Intensificar o preenchimento pelas
unidades notificadoras do campo
especificado de ocupação, nas
notificações compulsórias em 50%.
Proporção de preenchimento do campo
"ocupação" nas notificações de agravos
relacionados ao trabalho
Capacitar as unidades notificadoras e
equipes, mostrando a importância das
metas;
Disponibilizar nas unidades as
ocupações aceitáveis no SINAN.
100%
Aumentar o número de notificações de
Violência em 25%.
Proporção de notificações de violência
pessoal e autoprovocada como o campo
raça/cor preenchimento com informação
válida.
Orientação do preenchimento das
notificações de violência
Palestra nas escolas e comunidades com
o tema.
25%
Monitorar o SIM no Município com o
banco de dados atualizado pelo
estado mensalmente.
Proporção de óbitos maternos
investigados.
Implementação do SIM;
Contratação de funcionário capacitado
100%
Implementação de equipe de
investigação de óbitos.
Proporção de óbitos infantis e fetais
investigados.
Parceira com equipe multidisciplinar
Contração de equipe
100%
Aumentar o número de testagem nas
ESF e manter o acompanhamento dos
pacientes positivos.
Percentual de casos notificados com
anti-hcv reagente que realizaram exame
hcv-rna
Implementar o diagnóstico precoce das
doenças com abordagem sindrômica;
Disponibilizar testagens para todas as
unidades;
Capacitar os profissionais;
100%
Encaminhar pacientes para a unidade de
referência
Viabilizar testes rápidos para todas as
unidades de atendimento Municipal.
Proporção de exame anti-hiv realizado
entre os casos novos de tuberculose
Garantir aos pacientes com TB, testagem
nas unidades;
Otimizar atendimento humanizado
100%
Intensificar o acompanhamento dos
casos de tuberculose com testagem
de Anti-Hiv.
Proporção de cura de casos novos de
tuberculose pulmonar bacilifera.
Integrar a linha de cuidado os pacientes;
Promover campanhas educativas
100%
Disponibilizar testagem dos pacientes
com carga viral, onde haja solicitação.
Percentual de indivíduos com 13 anos
ou mais com o primeiro CD4+ acima de
350 ces/ml.
Realizar testagem do CD 4 antes do
tratamento e monitoramento
Oferecer acompanhamento dos casos
positivos.
0
Implementar 100% de ações nas
unidades do controle de Tabagismo.
Reforçar a importância do programa de
tabagismo para a população.
Capacitar as equipes para a dispensação
do tratamento
Buscar parceria psicológica para os
pacientes
90%
Implantar ões de vigilância
epidemiológica de doenças, agravos e
eventos vitais.
Fortalecer a vigilância epidemiológica de
doenças e agravos transmissíveis,
emergentes e inusitados.
Identificar fatores de risco nas doenças e
agravos;
Implementar a vigilância do câncer
90%
Ampliar em 80% a rede de assistência
Municipal de Doenças sexualmente
transmissíveis - DSTS
Garantir o diagnóstico precoce e
tratamento de portadores de DST.
Implementar notificação/investigação de
sífilis e gestantes
Garantir o acesso dos testes a toda
população.
80%
Manter número de óbitos prematuros
no município.
Número de óbitos prematuros (de 30 a
69 anos) pelo conjunto das 4 principais
DCNT(Doenças do aparelho circulatório,
câncer, diabetes e doenças respiratórias
crônicas)
Realizar parceria com a atenção primária
nas ações
Capacitar os profissionais;
Monitorar os pacientes cadastrados.
18
3 DIRETRIZ: Intensificar e Promover o cuidado da população com medidas preventivas do Novo Corona vírus COVID19
1 OBJETIVO: Reduzir e Produzir ações de controle do vírus através da Vigilância Epidemiológica.
INDICADOR
AÇÕES
META
2022
Manter o monitoramento e o vínculo no
cuidado da população.
Disponibilizar o número de telefone para
retirada de dúvidas;
Manter meios de comunicação com as
atualizações dos dados para a população
100%
Disponibilizar nas Unidades Básicas o
cadastro dos casos e reforças a
importância da notificação para fins de
dados.
Notificar em tempo oportuno
Capacitar as equipes para o
preenchimento correto dos dados.
30%
Apoiar na rede de cuidado com as
necessidades específicas de
capacitação, conforme a demanda
Garantir a parceria com o estado e região
nas capacitações
Implementar rodas de conversas nas
unidades para sancionar as duvidas.
40%
Monitorar todos os casos notificados de
trabalhadores em exercício da função.
Buscar perante as unidades os
funcionários que obtiveram COVID 19 no
ambiente de trabalho.
100%
Monitorar os casos notificados
diariamente e verificar a transmissão
dos dados.
Garantir acesso aos sistemas de
notificação nas unidades
Verificação de dados nos sistemas
100%
Monitorar o banco de dados de
notificação com os testes realizados na
rede privada.
Solicitar relatórios quinzenais dos dados
lançados nos sistemas
Realizar a conferencia dos dados nos
sistemas.
20%
Divulgar nos meios de comunicação
oficial os dados epidemiológicos.
Disponibilizar dados oficiais para a
inclusão nos sistemas de comunicação
100%
Envio de boletim diário
Demonstrar o mapa de risco municipal.
Disponibilizar rede de cuidado para os
pacientes que necessitam de
atendimentos dos agravos pós covid.
Apoiar os pacientes que necessitam de
atendimento especializado;
Montar uma rede de cuidado aos
pacientes com sequelas.
100%
EIXO II - ASSISTÊNCIA EM SAÚDE
1 DIRETRIZ: Garantir a integralidade da atenção, com equidade e em tempo adequado ao atendimento das necessidades de
saúde da população.
1 OBJETIVO: Reestruturar e qualificar a atenção básica como ordenadora do sistema de saúde.
DESCRIÇÃO DE META
INDICADOR
AÇÕES
META
2022
Manter a cobertura estimada pelas
equipes de ESF.
Cobertura Populacional estimada pelas
equipes de Atenção Básica.
Manter as 3 equipes ESF com seu efetivo
e contratados.
100%
Promover, para as necessidades do
SUS a formação, a educação
permanente, a qualificação a
valorização dos
trabalhadores a desprecarização.
Proporção de ações de educação
permanente implementadas e/ou
realizadas.
Manter a equipe em constante processo
educativo, dar subsídios para que os
trabalhadores continuem a participar de
capacitações, pós graduações, entre
outros cursos da aprendizagem.
50%
Protocolos e fluxograma
Proporção de protocolos Municipais
implantados no atendimento da Atenção
Básica realizados.
Manter junto as equipes os fluxogramas
e protocolos que têm como foco na
prática clínica e a gestão do cuidado,
auxiliando na escolha do tratamento mais
qualificado, além da organização dos
serviços de saúde. É um importante
instrumento de consulta dos profissionais
da área
50%
Fortalecer a implantação dos
cadastros e monitoramento da
população junto ao ESUS.
Percentual de cadastros realizados.
Manter o número de ACS necessários
por equipe de ESF,
Manutenção dos cadastros realizados no
ESUS
Informar novos cadastros no programa,
quando necessário.
75%
Acolhimento humanizado na escuta
inicial com classificação de risco.
Proporção de Unidades Básicas de
Saúde com Escuta humanizada e
classificação de risco implantada.
Implantação da classificação de
risco que é um dispositivo da PNH, uma
ferramenta de organização da "fila de
espera" no serviço de saúde, para que
aqueles usuários que precisam mais
sejam atendidos com prioridade, e não
por ordem de chegada.
50%
Elaborar e manter projetos de
capacitação das equipes das Unidades
de Saúde para atender as pequenas
urgências.
Número de projetos de capacitação das
equipes das Unidades de Saúde para
atender as pequenas urgências
elaborados e mantidos.
Realizar capacitações para os
profissionais, e gestores mostra-se
fundamental para a resolução dos
problemas encontrados na assistência à
saúde e para a qualificação do cuidado
prestado aos sujeitos.
80%
Programa Saúde com Agente
Implantação do Programa
Programa Implantado nas 3 unidades
50%
Realizar reforma e manutenção de
ESF
Realizar levantamento das unidades
necessárias
Programação de manutenção anual nas
unidades de APS, e reforma se
necessário.
50%
Atingir ou aumentar a meta mínima
estadual de cobertura de bolsa família.
Cobertura de acompanhamento das
condicionalidades de saúde do
programa Bolsa Família.
Realizar busca ativa das famílias
elencadas no programa Bolsa Família,
para preenchimentos dos dados pelos
ACS
Manutenção das equipes de APS
89%
*Alimentação do Programa Bolsa Família
2 OBJETIVO: Operacionalizar a atenção à saúde do portador de Doenças Crônicas não transmissíveis ( DANT)
Reorganizar a atenção aos portadores
de Hipertensão arterial sistêmica de
acordo com os estratos de risco.
Percentual de portadores de
hipertensão arterial sistêmica
cadastrados no ESUS AB e
acompanhados pelas suas respectivas
equipes de Estratégia de Saúde da
família conforme risco.
Implantação da classificação de
risco que é um dispositivo da PNH, uma
ferramenta de organização da "fila de
espera" no serviço de saúde, para que
aqueles usuários que precisam mais
sejam atendidos com prioridade, e até na
mesmo nas visitas domiciliares,
realizadas pela APS
50%
Reorganizar a atenção aos portadores
de Diabetes de acordo com os estratos
de risco.
Percentual de portadores de diabetes
cadastrados no ESUS AB e
acompanhados pelas suas respectivas
equipes de Estratégia de Saúde da
família conforme risco.
Implantação da classificação de
risco que é um dispositivo da PNH, uma
ferramenta de organização da "fila de
espera" no serviço de saúde, para que
aqueles usuários que precisam mais
sejam atendidos com prioridade, e até na
mesmo nas visitas domiciliares,
realizadas pela APS.
50%
Alcançar ou ultrapassar o percentual
de diabéticos com solicitação de
hemoglobina glicada exigido pelo
Ministério da Saúde.
Percentual de diabéticos com
solicitação de hemoglobina glicada.
Realizar solicitação de exame de
hemoglobina glicada para todos os
diabéticos que fazem uso de insulina no
município.
Oferecer ao paciente o exame.
50%
Instituir novas tecnologias de cuidado
apoiando as condições crônicas, tais
como: apoio ao autocuidado, grupo
operativo, grupo de pares, cuidado
compartilhado, entre outras.
Percentual de Unidades Básicas de
Saúde que realizam ações de cuidado
apoiando as condições crônicas/ano
Realizar projetos de conscientização
junto a população para que a mesma
conheça quais são as doenças crônicas
e a importância da prevenção para saúde
global do usuário.
50%
Reestruturar a coordenação do Idoso
Percentual de Unidades Básicas de
Saúde com a rede de atenção à pessoa
idosa reestruturada
Retomar nas unidades básicas trabalhos
específicos para idoso, como as oficinas
50%
Fortalecer a rede de atenção à saúde
do homem visando o fortalecimento da
Política Nacional de Atenção á Saúde
do Homem com prioridade para faixa
etária preconizada pelo Ministério da
Saúde
Proporção de Unidades com Atenção à
Saúde do Homem.
Realizar nas unidades básicas trabalhos
específicos para Saúde do Homem,
como as oficinas.
50%
Manter as ações de prevenção e
diagnóstico precoce do câncer de
mama na Atenção Primaria à Saúde
APS.
Percentual de Postos de Saúde que
realizam ações de prevenção e
diagnóstico precoce do câncer
Realizar ações de prevenção que
estimule o auto cuidado, e incentive a
triagem pelo enfermeiro da unidade
100%
3 OBJETIVO: Operacionalizar a Organização da rede de atendimento no Tratamento Pós COVID-19
Manter referência para o atendimento
dos pacientes Pós COVID-19 na
unidade de Atenção Primária.
Unidade de referência mantida para o
atendimento
Absorver os pacientes Pós COVID-19 no
seu território de origem.
100%
Realização de Reuniões Técnicas para
definição dos fluxos de atendimento
aos pacientes Pós COVID-19;
Reuniões realizadas.
Fomentar reuniões periódicas nas ESF
100%
Disponibilizar atendimento de
fisioterapia para pacientes com
sequelas decorrentes da COVID-19.
Total de atendimento.
Absorver os pacientes Pós COVID-19 na
rede de atendimento
50%
4 OBJETIVO: Fortalecer as ações e garantir qualidade de atendimento na saúde bucal.
Manter a cobertura de saúde bucal.
Cobertura populacional estimada de
saúde bucal na atenção básica.
Manter as equipes das ESF completas.
Alimentar e enviar o sistema do Ministério
da saúde afim de informar procedimentos
realizados.
100%
Diminuir o número de exodontia no
município.
Proporção de exodontia em relação aos
procedimentos.
Realizar palestras educativas e
preventivas nas escolas e comunidades
para sensibilizar a população da
importância da prevenção bucal.
Aumentar ações de prevenção.
80%
Intensificar a escovação
supervisionada afim de prevenção.
Média da ação coletiva de escovação
dental supervisionada.
Realizar palestras e escovação
supervisionada nas escolas e
comunidades sobre a importância da
prevenção bucal e da necessidade de
uma escovação correta.
90%
Manter os equipamentos para melhor
atendimento.
Manutenção preventiva e corretiva dos
equipamentos odontológicos
Manter a equipe contratada para
manutenção dos equipamentos.
95%
Garantir material necessário aos
profissionais de saúde bucal para
atendimento odontológico.
Proporção de material oferecido ao
profissional.
Solicitar material necessário aos PSF
quando necessário.
Manter estoque
95%
2 DIRETRIZ: Garantir a totalidade da atenção, com imparcialidade e em tempo adequado, aos atendimentos e necessidades de
saúde da população.
1- OBJETIVO: Reorganizar e garantir a assistência de qualidade na saúde mental.
DESCRIÇÃO DE META
INDICADOR
AÇÕES
META
2022
Mapeamento de novos casos de
transtorno mental junto a equipe de
atenção básica.
Percentual de novos casos de
transtornos mentais mapeada.
Assegurar o mapeamento, identificação e
busca ativa em todo o território municipal,
entre as equipes de saúde mental e
atenção básica em todo de novos casos.
70%
Capacitar pelo menos 1 vez ao ano a
equipe de saúde mental para melhor
atendimento aos usuários.
Número de Capacitações realizadas
para equipe de saúde mental.
Contratação de empresas ou profissionais
capacitados, em diversos níveis dentro da
saúde mental, no intuito de passar
conhecimentos adequados aos nossos
01
servidores. Seja essa capacitação
presencial ou online, com cumprimento de
carga horária.
Manter o atendimento aos pacientes de
Saúde Mental.
Proporção de pacientes atendidos.
Manter atualizado o fluxo de atendimento
junto à rede de Saúde Mental e nas
diversas linhas de cuidado.
75%
Manter estrutura de funcionamento do
CAPS
Estrutura mantida
Planejamento orçamentário e adequação
junto as normativas vigentes para
manutenção de uma estrutura mínima de
funcionamento.
01
Atender as visitas domiciliares
solicitadas, de acordo com as
necessidades.
Proporção de visitas domiciliares
realizadas.
Atender e acompanhar as demandas de
pacientes que necessitam de
atendimentos domiciliares conforme
demanda técnica estipulada pela equipe.
60%
Fortalecer a interação das equipes de
saúde mental e atenção básica.
Ações de matriciamento realizadas pelo
CAPS com equipes de atenção básica.
Assegurar as reuniões da equipe de
saúde mental e atenção básica em
diversos níveis expressados.
80%
Manter as oficinas terapêuticas
realizadas no CAPS.
Proporção de oficinas terapêuticas
realizadas.
Realizar trabalho com oficinas
terapêuticas, por profissionais
capacitados e com materiais adequados.
65%
Manter a cobertura atenção
psicossocial.
Cobertura de centros de atenção
psicossocial.
Atender e acompanhar os usuários com
problemas psiquiátricos, por uma equipe
multiprofissional.
90%
3 DIRETRIZ: Garantir a integralidade da atenção, com equidade e em tempo adequado ao atendimento das necessidades de
saúde da população.
1- OBJETIVO: Implementar ações de Atenção Integral à Saúde da Mulher, através do fortalecimento da intersetorialidade e do
planejamento de ações pertinentes, visando a prevenção de doenças e acolhimento no atendimento.
DESCRIÇÃO DE META
INDICADOR
AÇÕES
META
2022
Fortalecer as Campanhas de
Prevenção do Câncer do Colo do útero
e Mama.
Proporção de participação das
Campanhas de prevenção do Câncer do
Colo do útero e da Mama junto às
Unidades Básicas de Saúde com ofertas
relacionadas às DSTs.
Realizar campanhas para divulgação da
vacina HPV.
Divulgar por meios de comunicações
disponíveis as campanhas.
Avaliar e monitorar as ações.
Viabilizar aquisição de materiais
educativos e brindes para distribuição nas
Campanhas.
Viabilizar capacitações para os
profissionais de saúde envolvidos nas
Campanhas.
Realizar reuniões com as equipes de
saúde para planejamento das
Campanhas.
80%
Fortalecer a realização de exames de
Mamografia de rastreamento em
mulheres de 50 a 69 anos.
Razão de exames de Mamografia de
rastreamento realizados em mulheres de
50 a 64 anos na população residente de
determinado local e a população da
mesma faixa etária.
Realizar palestras nas comunidades em
parceria com as equipes de Atenção
Básica sobre a importância da prevenção
do câncer de mama, através da
realização do exame de Mamografia de
rastreamento.
Viabilizar a aquisição de materiais
educativos para o fortalecimento das
palestras.
Manter a oferta do exame de Mamografia
de rastreamento nas áreas de
abrangência.
Realizar busca ativa nas mulheres com
0,34
idades de 50 a 64 anos.
Capacitar os profissionais envolvidos no
processo de trabalho em parceria com a
Atenção Básica.
Avaliar e monitorar as ações, através de
reuniões, com toda equipe envolvida no
processo de trabalho.
Realizar outubro rosa na unidade central
de saúde e nas ESF.
Fortalecer a realização de exames
citopatológicos do Colo do útero em
mulheres de 25 a 64 anos.
Razão de exames citopatológicos do
Colo do Útero em mulheres de 25 a 64
anos na população residente de
determinado local e população da
mesma faixa etária.
Realizar palestras nas comunidades em
parceria com as equipes de Atenção
Básica sobre a importância da prevenção
do câncer do colo do útero, através da
realização do exame citipatológico.
Viabilizar aquisição de materiais
educativos para o fortalecimento das
palestras.
Manter a oferta do exame citopatológico
nas áreas de abrangência.
Viabilizar a aquisição de kits para coleta
do exame citopatológico.
Realizar busca ativa nas mulheres de 25
a 64 anos.
Capacitar os profissionais envolvidos no
processo de trabalho em parceria com a
Atenção Básica.
Avaliar e monitorar as ações, através de
reuniões com toda equipe envolvida no
0,34
processo de trabalho.
Realizar outubro rosa na unidade central
de saúde e nas ESF.
Realizar trabalhos educativos
relacionados aos métodos
contraceptivos nas escolas e
comunidades.
Proporção de gravidez na adolescência
entre as faixas etárias de 10 a 19 anos.
Realizar palestras nas escolas e
comunidades sobre a importância de uma
gravidez planejada, doenças sexualmente
transmissíveis e métodos contraceptivos
em parceria com as equipes de atenção
básica.
Viabilizar capacitação para os
profissionais envolvidos no processo de
trabalho em parceria com a Atenção
Básica.
Viabilizar aquisição de materiais
educativos para realização de palestras e
distribuição.
Avaliar e monitorar as ações, através de
reuniões com toda equipe envolvida no
processo de trabalho.
50%
Ampliar a oferta de métodos
contraceptivos.
Garantir ao público alvo os métodos
contraceptivos.
Disponibilizar os métodos contraceptivos
nas Unidades Básicas de Saúde para
distribuição ao público alvo.
Viabilizar capacitação para as equipes
envolvidas no processo de trabalho.
Avaliar e monitorar as ações.
100%
Ofertar capacitações as equipes de
atendimento a Saúde da Mulher.
Capacitar os profissionais das equipes
das ESF para atendimento humanizado
a mulher.
Viabilizar junto ao Estado capacitação
para as equipes das ESF envolvidas no
atendimento humanizado a saúde da
50%
mulher.
Avaliar e monitorar as ações, através de
reuniões com as equipes envolvidas no
processo de trabalho.
Fortalecer a rede de cuidados para
realização e monitoramento das ações.
Interação dos Coordenadores de
Programas, equipes das ESF, Gestão
para realização e monitoramento das
ações.
Realizar reuniões periódicas com as
Coordenações e Gestão para avaliação
das ações em relação a rede de cuidados
70%
Criação e legalização do Planejamento
Familiar.
Garantir os procedimentos de
Laqueadura tubária e vasectomia na
população desejada.
Viabilizar junto a SES a criação e
legalização do Planejamento Familiar
visando a garantia dos procedimentos de
Laqueadura tubária e vasectomia na
população desejada.
Garantir capacitação para os profissionais
envolvidos no processo de trabalho em
parceria com a SES e Atenção Básica
municipal.
Realizar reuniões periódicas com todos
da equipe para avaliação das ações.
Realizar palestras nas comunidades para
divulgação dos procedimentos em relação
ao Planejamento Familiar.
100%
Fortalecer a realização e o
monitoramento de 7 ou mais consultas
de pré-natal.
Proporção de nascidos vivos de mães
com sete ou mais consultas de pré-natal.
Viabilizar a aquisição de enxoval para o
bebê, se a mãe realizar as 7 ou mais
consultas.
Garantir capacitação em parceria com a
Atenção Básica e SES para os
profissionais envolvidos no processo de
60%
trabalho.
Monitorar as cadernetas das gestantes
em relação a imunização, consultas, entre
outros procedimentos.
Viabilizar a aquisição de materiais
necessários para a realização do pré-
natal nas UBS.
Manter a descentralização dos testes
rápidos de DST/HIV nas unidades básicas
para facilitar a realização nas gestantes.
Manter o atendimento do ginecologista no
programa.
Avaliar e monitorar as ações, através de
reuniões com toda equipe envolvida no
processo de trabalho.
Fortalecer o grupo de gestantes nas ESF
em parceria com a Secretaria de
Assistência Social.
Realizar busca ativa das gestantes
faltosas e residentes em áreas de difícil
acesso.
Fortalecer e monitorar os cadastros das
gestantes junto ao sistema de
informação.
Proporção de gestantes cadastradas e
monitoradas junto ao ESUS.
Viabilizar junto a Atenção Básica a
aquisição de equipamentos necessários
ao sistema de informação ESUS.
Estabelecer fluxograma para cadastros e
monitoramento das gestantes.
Capacitar os profissionais de saúde
quanto ao preenchimento das fichas de
60%
cadastro e monitoramento das gestantes
em parceria com a Atenção Básica e
SES.
Avaliar e monitorar as ações em parceria
com a Atenção Básica, através de
reuniões e visitas as unidades básicas de
saúde.
Proporcionar o aumento de Partos
Normais
Proporção de parto normal no SUS e na
Saúde suplementar.
Conscientizar toda equipe envolvida no
processo de trabalho sobre os benefícios
do parto normal.
Capacitar os profissionais envolvidos no
processo de trabalho para um
atendimento humanizado.
Viabilizar a aquisição de matérias
educativos e materiais essenciais para a
realização dos procedimentos
necessários.
Viabilizar a contratação de RH necessário
para garantir a assistência ao parto
normal.
Avaliar e monitorar as ações através de
reuniões periódicas com toda equipe
envolvida no processo de trabalho.
10%
Fortalecer as ações do Plano da Rede
Cegonha.
I Pré-Natal
II Parto e Nascimento
III Puerpério e Atenção Integral a
Garantir uma rede de cuidados que visa
assegurar à mulher o direito ao
planejamento reprodutivo e à atenção
humanizada à gravidez, ao parto e ao
puerpério, bem como à criança o direito
Sensibilizar a Gestão sobre a importância
das ações referentes ao Plano da Rede
Cegonha. Portaria nº 1.459 de 24 de
junho de 2011.
Viabilizar capacitação em parceria com a
60%
Saúde da Criança.
IV Sistema logístico: Transporte
Sanitário e Regulação
Portaria nº 1.459 de 24 de junho de
2011.
ao nascimento seguro e ao crescimento
e ao desenvolvimento saudáveis,
denominada Rede Cegonha.
SES e Atenção Básica municipal para
todos os profissionais das ESF,
Maternidade, Setor de Regulação para
assegurar a mulher e a criança
atendimento humanização para um
desenvolvimento saudável.
Viabilizar aquisição de materiais
necessários para realização do pré-natal,
parto e nascimento, puerpério e atenção
integral a saúde da criança atendendo as
ações do Plano da Rede Cegonha.
Estabelecer com as equipes das ESF,
Maternidade, Setor de Regulação
fluxogramas de atendimentos, referência
e contra referência atendendo as ações
do Plano da Rede Cegonha.
Monitorar as ações através de reuniões
periódicas com toda equipe envolvida no
processo de trabalho.
4 DIRETRIZ: Promover uma rede de cuidados com medidas eficazes ao público alvo pós COVID.
1- OBJETIVO: Intensificar a rede de cuidados aos pacientes de agravos pós COVID.
DESCRIÇÃO DE META
INDICADOR
AÇÕES
META
2022
Fortalecer a rede de apoio a pacientes
pós covid.
Garantir atendimentos para os pacientes
relacionados aos agravos pós covid.
Garantir o atendimento pós covid as
gestantes, puérperas e crianças o
atendimento com profissionais
necessários.
Realizar busca ativa das gestantes,
puérperas e crianças faltosas as
70%
consultas de atendimento pós covid.
Viabilizar capacitação em parceria com a
SES e atenção básica municipal para as
equipes envolvidas no processo de
trabalho.
Monitorar as ações através de reuniões
periódicas com toda equipe envolvida
EIXO III - GESTÃO EM SAÚDE
2 DIRETRIZ: estimular a gestão do sus, de modo a melhorar e aperfeiçoar a capacidade resolutiva das ações e serviços
prestados à poulação.
1- OBJETIVO: Fomentar a atuação da gestão municipal de saúde, com ênfase nas ações de apoio administrativo, planejamento,
ouvidoria, regulação, gestão do trabalho, educação em saúde, participação e controle social.
DESCRIÇÃO DE META
INDICADOR
AÇÕES
META
2022
Participar, conduzir pactuações e
dialogar nas reuniões da Comissão
Intergestores Regional - CIR.
Percentual de participações das reuniões
da CIR .
Estar presente em todas reuniões quando
houver pactuações, seja presencial ou
online e manter um nível satisfatório de
presença nos demais fóruns regionais.
90%
Implantar organograma da secretaria
municipal de saúde.
Organograma da Secretaria de Municipal
Saúde com as áreas cnicas
específicas.
Junto as áreas técnicas, corpo jurídico e
ao plano de cargos e salários, efetivar a
criação do organograma.
01
Implantar ouvidoria da saúde no
município.
Municípios com ouvidoria implantada.
Elaborar projeto de implantação da
ouvidoria SUS na Secretaria Municipal de
Saúde, com apoio da Secretaria Estadual
de Saúde.
01
Elaborar junto ao planejamento e
apresentar os 03 relatórios
Número de relatórios quadrimestrais
elaborados e apresentados ao legislativo
Cumprir os prazos e posteriormente
apresentação de todos os relatórios
03
quadrimestrais.
e conselho municipal de saúde por
audiência pública.
pertinente as legislações vigentes e de
por ventura de quando forem solicitados.
Enviar o relatório anual de gestão até
dia 30 de março de cada ano conforme
exigido por lei.
Número de relatório anual gestão
elaborado, enviado e apresentado ao
conselho municipal de saúde.
Elaborar relatório anual de gestão junto
ao planejamento.
Cumprir a entrega do relatório dentro do
prazo exigido por lei.
01
Fortalecer as reuniões entre gestão e
equipes técnicas da saúde.
Número de reuniões com as áreas
técnicas.
Assegurar as reuniões com todo corpo
técnico da Secretaria em diversos níveis
apresentados.
04
Manter a estrutura de funcionamento
do Conselho Municipal de Saúde
(CMS)
Número de estrutura mantida.
Disponibilizar uma estrutura mínima para
o bom funcionamento do CMS
01
Manter e ampliar a oferta de
realizações de exames de imagens aos
munícipes.
Proporção de ofertas mantidas ou
ampliadas.
Planejar e organizar junto a Programação
Pactuada Integrada (PPI), os parâmetros
definidos para nossa população. Ainda
assim, realizar credenciamentos para o
bom atendimento das demandas que por
ventura surgirem.
90%
Manter e ampliar a oferta de
medicamentos pertencentes a
REMUME aos munícipes.
Proporção de ofertas mantidas ou
ampliadas.
Realizar credenciamentos de todos os
fármacos contidos na REMUME, para o
bom atendimento de toda a população.
90%
Garantir através de diversos meios de
comunicações os eventos e ações a
serem realizados no município.
Proporção de divulgação realizada.
Realizar por meios próprios ou contratar,
profissionais capacitados em divulgarem
ações de interesse da municipalidade,
através de mídias sociais, jornais, carro
de som e outros.
95%
Monitorar os indicadores de saúde
pactuados.
Percentual de monitoramento realizado.
Junto aos setores competentes, criar e
estabelecer metas para cumprimento das
80%
metas devidamente pactuadas, em nível
estadual e federal.
Melhorar a infraestrutura da SMS de
acordo com as necessidades.
Proporção de melhorias realizadas
conforme necessidade.
Acompanhar e garantir, mínimas
condições de trabalho para todos os
servidores da Secretaria de Saúde,
através de melhorias de estruturação
física e outras.
75%
Implantar o setor de regulação, controle
e avaliação no município.
Percentual de setor implantado.
Junto a Secretaria de Estado de Saúde,
em conformidade com as diretrizes dos
diversos níveis de regulação e acesso ao
paciente dos serviços disponibilizados no
âmbito SUS, implementar o setor de
regulação municipal.
100%
Elaborar junto ao planejamento e
apresentar ao conselho municipal de
saúde para aprovação a programação
anual de saúde anualmente.
Número de programação anual de
saúde elaborada e apresentada.
Efetivar a PAS em condições satisfatórias
e exigidas, e remetendo a apresentar
junto ao CMS, dentro dos prazos.
01
EIXO IV - ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
2 DIRETRIZ: Garantir a população o acesso aos medicamentos para tratamento das patologias dominantes, na sua
integralidade, e promover o uso racional destes medicamentos através de ações de disciplina na prescrição, dispensação e
consumo.
1- OBJETIVO: Intensificar as ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tendo o medicamento como insumo
principal, visando seu acesso e uso racional.
DESCRIÇÃO DE META
INDICADOR
AÇÕES
META
2022
Garantir o abastecimento de Unidade
Central de Saúde com os
Proporção de abastecimento dos
Acesso da população aos medicamentos
considerados essenciais
80%
medicamentos padronizados na
Remume.
medicamentos da REMUME.
Atualização da Remume quando
necessário, observando as demandas
segundo as patologias prevalentes
Criar ações voltadas para o uso
racional de medicamentos
Percentual de ações criadas.
Promoção do uso racional de
medicamentos
70%
Executar o Hórus no município.
Proporção de Hórus executado.
Cadastro inicial no sistema de pacientes
usuários de medicamentos excepcionais
Controle de Estoque
Monitoramento da dispensação de
medicamentos
100%
Capacitar Recursos Humanos.
Proporção de RH capacitados.
Dispensação correta de medicamentos
Informatização na dispensação
50%
Adequação das instalações físicas da
farmácia, conforme legislação
pertinente.
Percentual de instalações físicas
adequadas.
Disposição ordenada dos medicamentos
Promoção da integridade e eficácia dos
medicamentos
40%
Manutenção dos atendimentos de
Pacientes Judiciais e de Uso contínuo,
baseado na Lei Municipal de
fornecimento de Medicamentos.
Proporção de atendimentos judiciais e
uso continuo mantidos.
Atender demanda
Cadastrar novos pacientes
100%
Demonstrativo da Programação de Despesas com Saúde por Sub função, Natureza e Fonte (Dotação Inicial 2022).
Sub funções da
Saúde
Natureza da
Despesa
Recursos
Ordinários
Fonte Livre (R$)
Receita de
impostos e de
transferência de
impostos (receita
própria - R$)
Transferências
de fundos à
Fundo de
Recursos do
SUS,
provenientes do
Governo Federal
(R$)
Transferências
de fundos ao
Fundo de
Recursos do
SUS,
provenientes
do Governo
Estadual (R$)
Transferências
de convênios
destinados à
Saúde (R$)
Operações
de Crédito
vinculadas
à Saúde
(R$)
Royalties
do
petróleo
destinados
à Saúde
(R$)
Outros
recursos
destinados à
Saúde (R$)
0 Informações
Complementares
Corrente
-
54.431,86
100.450,00
-
-
-
-
-
Capital
-
19.793,40
35.875,00
-
-
-
-
-
122 - Administração Geral
Corrente
-
28.591,45
-
-
-
-
-
-
Capital
-
0,00
-
-
-
-
-
-
301 - Atenção
Básica
Corrente
-
4.072.023,56
4.378.44,63
-
-
-
-
-
Capital
-
78.113,74
120.925,26
-
-
-
-
-
302 - Assistência
Hospitalar e Ambulatorial
Corrente
-
803.256,93
1.035.859,36
-
799.500,00
-
-
2.884.469,44
Capital
-
0,00
-
-
-
-
-
-
303 Suporte Profilático e
Terapêutico
Corrente
-
257.314,24
232.070,26
-
-
-
-
-
Capital
-
0,00
-
-
-
-
-
-
304 Vigilância
Sanitária
Corrente
-
0,00
-
-
-
-
-
-
Capital
-
0,00
-
-
-
-
-
-
305 Vigilância
Epidemiológica
Corrente
-
29.581,21
125.717,22
-
-
-
-
-
Capital
-
9.896,69
50.708,50
-
-
-
-
-
306 - Alimentação e
Nutrição
Corrente
-
49.483,51
24.873,09
-
-
-
-
-
Capital
-
0,00
-
-
-
-
-
-