Para fazer uma viagem até Santa Maria Madalena, tendo com ponto de partida o Rio de Janeiro, existem dois caminhos que você vai conhecer agora.
O mais tradicional é feito pela serra, e possui 223 km, onde depois de deixar a Ponte Rio – Niterói, passar por fora de Itaboraí e seguir pela RJ - 116, rodovia que possui 04 praças de pedágio ao longo do curso. Nela deverá passar por Cachoeiras de Macacú, Nova Friburgo, Bom Jardim, e após atravessar a praça de pedágio de Cordeiro, permaneça na RJ 116 até Macuco, onde antes do centro da cidade haverá um entroncamento à direita pela RJ 172 e seguir 18 km até o trevo de Manoel de Moraes, na ponte do Rio Grande. Com mais 14,5 km estará completando o trajeto até chegar à Santa Maria Madalena.
O outro caminho que vem sendo bastante utilizado, é pela BR – 101 que possui 250 km de percurso. Do mesmo ponto de partida do outro caminho pela Ponte Rio – Niterói mantenha-se na pela esquerda na BR 101, passando por Manilha, Tanguá e Rio Bonito. Depois deverá passar por Rio Bonito, Casimiro de Abreu e percorrer aproximadamente 67 km até chegar ao trevo em direção a Conceição de Macabú, e seguir através da RJ – 182. Após passar pelo centro de Conceição. Com mais 4 km, chegará no 2º distrito de Santa Maria Madalena - Triunfo, que após sua passagem irá subir a Serra de Triunfo, e após percorrer 11 km chegará ao trevo que dá acesso a Santa Maria Madalena.Rodando aproximadamente 17 km, estará concluindo o trajeto. Apesar de possuir 27 km a mais que o percurso pela região serrana, a viajem pela BR – 101 chega a ser 30 minutos mais rápida, de acordo com a experiência realizada por vários motoristas.Para fazer uma viagem até Santa Maria Madalena, tendo com ponto de partida o Rio de Janeiro, existem dois caminhos que você vai conhecer agora. O mais tradicional é feito pela serra, e possui 223 km, onde depois de deixar a Ponte Rio – Niterói, passar por fora de Itaboraí e seguir pela RJ - 116, rodovia que possui 04 praças de pedágio ao longo do curso.