Novembro Azul: Prefeitura intensifica campanha de prevenção

Publicado em quarta, às 18h de 10 de novembro de 2021 por Sec. Saúde.

A Prefeitura de Santa Maria Madalena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando as atividades de prevenção como parte da campanha Novembro Azul, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Nesta quarta-feira (10/11), a unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Arranchadouro realizou uma série de ações voltadas à saúde do homem, com dicas e orientações para servidores da Secretaria de Obras e da Divisão de Transportes.

Na sede dos setores, os profissionais da saúde (médico, enfermeira e agentes comunitários) orientaram sobre a importância da prevenção e da detecção precoce de câncer de próstata; falaram sobre a relevância das modificações de estilos de vida com hábitos saudáveis; houve a solicitação de exames laboratoriais de rotina e outros relacionados a doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e tabagismo; agendamento de exames de PSA (antígeno prostático específico) para todos os servidores.

Além disso, houve o reforço dos protocolos sanitários contra a Covid-19 e a distribuição de material de proteção individual (máscara de pano).

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, excluindo-se o câncer de pele não melanoma. São esperados 65.840 novos casos para 2021, porém muitos podem nem ter sido diagnosticados. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Se descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura.

Assessoria de Comunicação - ASCOM PMSMM.