Santa Maria Madalena apresenta avanços na Atenção Primária à Saúde

Publicado em quinta, às 23h de 28 de outubro de 2021 por Sec. Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria Madalena comemora o avanço das equipes e serviços na Atenção Primária à Saúde (APS), como demonstrado no Painel de Apoio - Cadastros (adscrição) na AB, do CONASEMS, no segundo quadrimestre (Q2) de 2021. O município alcançou o segundo lugar entre as dezesseis cidades da região serrana.

Em conformidade com a Nota Técnica Explicativa - Relatório de Cadastro do Ministério da Saúde - estabeleceu-se o quantitativo potencial de pessoas cadastradas por equipe, de acordo com a classificação geográfica do município (IBGE), para fins de financiamento da APS por meio do componente da capitação ponderada. Esse quantitativo potencial de pessoas cadastradas por equipe são parâmetros construídos a partir da população IBGE, tipologia Rural-Urbana que considera a densidade demográfica, o tamanho da população e a localização em relação aos principais centros urbanos. O Município de Santa Maria Madalena é classificado como Rural Adjacente e o quantitativo potencial de pessoas cadastradas por equipe de Saúde da Família (eSF) é de 2.750 pessoas. Sendo que hoje o Município conta com três ESF (equipes completas) e mais onze subpostos.

Observa-se, portanto, o efetivo crescimento de cadastro de 2019 (Q1), de 2.128 para 9.052 cadastros em 2021 (Q2), ultrapassando a meta estipulada (parâmetro de cadastro) de 8.250, alcançando, assim, um percentual de 109,72% de pessoas adscritas em equipes da APS.

Fonte: www.conasems.org.br/painel/cadastroab/

Assessoria de Comunicação - ASCOM PMSMM.