Secretaria de Saúde abre sala de hidratação venosa no Hospital Basileu Estrela

Publicado em sexta, às 16h de 15 de março de 2024 por Sec. Saúde.

A Prefeitura de Santa Maria Madalena, através da Secretaria Municipal de Saúde, abriu na última quarta-feira (13/03) uma sala de hidratação venosa (quando a substância para hidratar é injetada diretamente nas veias do paciente) para atendimento a usuários com suspeita ou diagnóstico de dengue, no Hospital Basileu Estrela.

A ala tem capacidade para atender 10 pacientes por vez. Primeiramente, os usuários são acolhidos pelo enfermeiro e recebem a classificação de risco para a dengue. Caso o paciente apresente petéquias (manchas vermelhas pelo corpo) e prova do laço positiva, ele é submetido ao hemograma. De acordo com o resultado do exame e do quadro clínico, esse paciente passa por avaliação médica e já começa a receber os cuidados na sala de hidratação.

As salas de hidratação fazem parte de uma série de diretrizes estipuladas pela Secretaria de Saúde no tratamento da dengue. O serviço tem como objetivo reforçar o combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, e melhorar o atendimento à população.

Esse tipo de ação também permite que os usuários sejam acolhidos e recebam uma assistência adequada aos casos suspeitos de dengue. Enquanto aguarda a conclusão de exames preliminares, o paciente já recebe um primeiro atendimento direcionado ao seu diagnóstico.