Prefeitura divulga canais de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica

Publicado em segunda, às 17h de 22 de junho de 2020 por Sec. Assistência Social.

A Prefeitura de Santa Maria Madalena, através da Secretaria Municipal de Assistência, Promoção Social e Direitos Humanos, divulga telefones para denúncia, orientação e acompanhamento a vítimas de violência doméstica no contexto da Covid-19.

Nesse momento de confinamento, em que as mulheres ficam mais vulneráveis à violência doméstica, convivendo com o agressor e com o sistema precarizado, com o desemprego e o subemprego, é essencial que os canais de divulgação e denúncia sejam fortalecidos.

Confira abaixo a campanha da Secretaria e os telefones para atendimento:

MULHERES E COVID19: Os direitos NÃO entram em quarentena!

O aumento da violência doméstica é uma preocupação durante o isolamento social.

Não se omita. Busque ajuda. Em Santa Maria Madalena, você tem seu sigilo assegurado.

Salve esses contatos, eles podem salvar sua vida!

Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Unidades públicas que desenvolvem trabalho social com as famílias, com o objetivo de promover um bom relacionamento familiar, o acesso aos direitos e a melhoria da qualidade de vida.
Endereços: Rua Coronel Portugal, Centro.
Telefone: (22) 2561-3297
Praça Luiz Machado, 38, Largo do Machado.
Telefone: (22) 2561-3270

Órgãos da Defensoria Pública
Prestam assistência jurídica integral e gratuita à população desprovida de recursos para pagar honorários a advogados e os custos de uma solicitação ou defesa em processo judicial/extrajudicial ou de um aconselhamento jurídico.
Endereços: Rua Francisco Fajardo Rodrigues nº 27, Centro.
Telefone: (22) 2561-3139

Serviços de Saúde Especializados para o Atendimento dos Casos de Violência Contra a Mulher
contam com equipe multidisciplinar (psicólogas/os, assistentes sociais, enfermeiras/os e médicas/os) capacitada para atender os casos de violência doméstica contra a mulher e de violência sexual. Nos casos de violência sexual, as mulheres são encaminhadas para exames e são orientadas sobre a prevenção de DSTs, incluindo HIV, e da gravidez indesejada. Além disso, oferecem abrigo, orientação e encaminhamento para casos de abortamento legal.
Endereços: Rua Dr. Izamor Novaes de Sá, nº 01, Centro.
Telefone: (22) 2561-1266 e (22) 2561-1132

Policia Militar:
Telefone: 190

156ª Delegacia de Polícia de Santa Maria Madalena.
Endereços: Praça Coronel Brás s/n, Centro.
Telefone: (22) 2561-1116 e (22) 2561-3345, (22) 2561-3393

Também é possível obter informações por meio do Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher, serviço gratuito que atende ligações de todo o Brasil e de vários países da Europa. As atendentes do Ligue 180 são treinadas para dar informações, receber denúncias e encaminhar para os serviços da Rede de Atendimento.

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA!!!

NÃO TENHA MEDO!!!

DENUNCIE!!!

CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMESTICA DURANTE A PANDEMIA DO COVID19
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA PROMOÇÃO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS
PREFEITURA DE SANTA MARIA MADALENA,RJ

Lei n.º 11.340 de 2006 - Lei Maria da Penha: https://bit.ly/2UAeWIE Lei n.º 12.845 de 2013
Lei do Minuto Seguinte: https://bit.ly/2X3QuRy

Assessoria de Comunicação (ASCOM /PMSMM).