Santa Maria Madalena participa da 5° Conferência Estadual da Cultura

Publicado em quarta, às 16h de 31 de janeiro de 2024 por Sec. Educação, Esporte e Cultura.

A Prefeitura de Santa Maria Madalena, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Casa da Cultura Professor Francisco Portugal Neves, marcou presença na 5ª Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Entre os 23 e 25 de janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Secec) realizou a etapa final da Conferência Estadual da Cultura, proporcionando um espaço crucial para discussões e decisões importantes sobre o cenário cultural do estado.

Participaram como delegados, representando Santa Maria Madalena, o funcionário público da Casa da Cultura, José Alexandre Portugal (poder público) e Felipe Arraes da Silva (sociedade civil). O evento teve sua abertura no Teatro Riachuelo, localizado no coração do centro do Rio, e nos dias subsequentes, as relevantes discussões e atividades ocorreram na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Após 65 conferências municipais e intermunicipais no ano anterior, para sensibilizar representantes culturais do estado todo, os delegados da sociedade civil eleitos no município juntamente com o delegado do poder público que representa a prefeitura, compareceram ao evento para levar demandas da Cultura para o estado do Rio. O objetivo da participação dos delegados é criar políticas públicas para a manutenção cultural no estado, visando a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), cujo tema central é “Democracia e Direito à Cultura".