Secretaria Municipal de Educação divulga cronograma de início do ano Letivo 2022

Publicado em sexta, às 19h de 04 de fevereiro de 2022 por Sec. Educação, Esporte e Cultura.

A Prefeitura de Santa Maria Madalena, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, divulgou o calendário do ano letivo de 2022. De acordo com o documento, as aulas da rede municipal de ensino terão início em 21 de fevereiro para os estudantes, devendo se estender até 23 de dezembro. Ao todo, serão 200 dias letivos.

Veja as informações da Secretaria de Educação acerca do ano letivo:

- Calendário Escolar/2022
  • 01/02 a 18/02/2022, Planejamento pedagógico e demais ações preparatórias relativas ao início das aulas.
  • 21/02/2022, Início das aulas.

No referido período (em razão do aumento de casos de COVID), as aulas deverão ser efetivadas, preferencialmente, no mesmo regime adotado pela Unidade Escolar ao longo do ano letivo anterior, podendo ser implementado pelas escolas com mais de 150 alunos o regime de rodízio de aulas semanais dentro da própria turma.

Junto da definição do calendário de 2022, a Secretaria Municipal de Educação apresentou as equipes diretivas das escolas, as orientações e medidas de proteção em relação à COVID-19:

• A unidade escolar deve manter a rotina que vinha sendo implementada ano passado (Controle na entrada do turno com medição da temperatura com termômetro; uso de máscara; higienização dos espaços da escola; lavar as mãos com sabão ou álcool em gel sempre que tocar em algum material ou compartilhar algum objeto; não permitir aglomeração; manter distanciamento social tanto nas salas de aula quanto nas filas e intervalos).
  • Realizar campanha de prevenção contra a COVID no âmbito da escola (Cartazes, palestras, etc.)
  • Orientar os pais ou responsáveis: (1) que em caso de sintomas comunique a escola e não levem a criança ao colégio; e (2) que a criança com doença grave ou de grupo de risco deve, nesse momento de aumento de casos, ficar em casa (Aula remota).
  • Professor com suspeita de COVID tem que ser encaminhado ao sistema de saúde para testagem. O resultado sendo positivo, o isolamento será de 10 dias a contar do aparecimento dos sintomas. O que fazer com a turma? Preferencialmente, substituir o professor.
  • Funcionário de apoio com suspeita de COVID tem que ser encaminhado ao sistema de saúde para testagem. O resultado sendo positivo, o isolamento será de 10 dias a contar do aparecimento dos sintomas.
  • Aluno com suspeita de COVID tem que ser encaminhado pelos pais ou responsáveis ao sistema de saúde para testagem. O resultado sendo positivo, a escola envia o material escolar durante 10 dias à residência do discente.
  • Neste momento de aumento de casos de COVID, a escola deve optar por telereuniões ou realizar reuniões com grupos reduzidos, a fim de evitar aglomerações.
  • A suspensão de aula tem que ser justificada e obter aval da Secretaria.

A Secretaria Municipal de Educação também informa que a Secretaria de Saúde está realizando a testagem contra a covid-19 em professores e pessoal de apoio das unidades escolares, antes do retorno às aulas.

Acesse aqui o Calendário Escolar 2022: Calendário Escolar 2022.