Termina na próxima sexta-feira, dia 27 de novembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, Sarampo e de Multivacinação, prorrogada em todo o estado do Rio.
Para receber a vacina contra a Poliomielite a criança precisa ter menos de 5 anos, enquanto a vacinação contra o Sarampo é voltada para a população na faixa etária de 06 meses a 59 anos de idade, sendo que dos 20 aos 49 anos a vacinação é indiscriminada, independente das doses que a pessoa já tenha tomado ela pode se vacinar novamente, contribuindo para a redução do risco de disseminação e adoecimento pela caxumba, rubéola e sarampo.
Diante do cenário de pandemia, a Secretaria Estadual de Saúde vem destacando a necessidade de vacinar o maior número possível de crianças e adolescentes, adotando todas as medidas de proteção amplamente divulgadas, como o distanciamento social, para diminuir o risco de contágio da doença entre trabalhadores da Saúde e a população.
É importante estar sempre atento à caderneta de vacinação, e estar com ela em mãos quando procurar a unidade de saúde. A intenção do Ministério da Saúde é oportunizar o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), atualizar a situação vacinal e melhorar as coberturas vacinais; contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis.