Covid-19: Profissionais da saúde participam de capacitação sobre coleta e acondicionamento de amostras

Publicado em sexta, às 17h de 21 de janeiro de 2022 por Sec. Saúde.

Com o objetivo de auxiliar profissionais da saúde que atuam diretamente no atendimento de pacientes com sintomas da COVID-19, o Laboratório do Hospital Basileu Estrela (HBE) realizou na manhã de ontem (20) o treinamento sobre coleta e acondicionamento de amostras em casos suspeitos ou confirmados da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars-Cov-2) e uma demonstração do protocolo Municipal de enfrentamento ao novo coronavírus. A iniciativa teve a parceria da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária à Saúde.

O Bioquímico responsável pelo Laboratório do HBE, Ângelo Pascoal, esclarece que a conduta do profissional, no momento da coleta, é um dos fatores determinantes, pois em casos de coleta mal realizada e acondicionamento inadequado de amostras, o índice de “falsos negativos” é elevado, comprometendo o acompanhamento dos casos reais e dificultando ainda mais as ações de controle e prevenção da doença.

Nesse sentido, o treinamento buscou capacitar técnicos, enfermeiros e médicos, acerca dos procedimentos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e preconizados pelo Ministério da Saúde quanto à coleta de amostras por meio do Swab (uma espécie de cotonete de base flexível). O exame consiste na retirada de células das mucosas nasal e oral, sendo indicado, preferencialmente, do terceiro até o quinto dia do surgimento dos sintomas (febre, tosse e dificuldade para respirar).

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Assessoria de Comunicação - ASCOM PMSMM.