A Prefeitura de Santa Maria Madalena iniciou na manhã desta quarta-feira (20) a primeira etapa de vacinação contra Covid-19. As primeiras doses foram aplicadas em idosos asilados e profissionais que atuam na linha de frente no hospital e nas unidades de Atenção Primária à Saúde. O Município recebeu na tarde de ontem 120 doses da vacina Coronavac enviadas pelo Ministério da Saúde, e as outras 120 ainda vão vir para a 2ª dose.
Nesta manhã, durante a vacinação simbólica, que contou com a presença do prefeito interino Nilson José, do secretário municipal de Saúde, Luis Gustavo e das enfermeiras Joana Darc Fernandes (ESF-Arranchadouro) e Virgínia Lima Gonçalves (Coordenadora da Sala de Imunização), no asilo Abrigo Caixa de Esmolas São João da Escócia, o Sr Agenor Poubel, 99 anos, foi o primeiro idoso a ser vacinado, pela rede municipal de saúde pública. A segunda pessoa vacinada foi a técnica de enfermagem, Maria Celina Muniz Ribeiro, 69 anos, funcionária mais antiga do Hospital Basileu Estrela, e o terceiro foi o Sr. Anízio de 97 anos, morador do asilo.
Na rodoviária Sebastião Colli, no bairro Biquinha Santa, onde foi montado o espaço para vacinação dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente e inseridos na Atenção Primária à Saúde, os primeiros foram Francisco Marcos Mascaro, 60 anos, e Carlos Roberto do Livramento, 55 anos, ambos são motoristas de ambulância e moradores do distrito de Osório Bersot. E já no Hospital Basileu Estrela, a primeira vacinada foi a médica Drª Lívia da Silva Neves, seguida pela enfermeira Luciana Portugal.“Hoje é um dia de muita emoção e esperança de que dias melhores virão. Graças a ciência!”, comentou a enfermeira Maria Celina.
Importante destacar que mesmo com o início da vacinação contra o novo coronavírus, ainda são necessários o isolamento social e os cuidados sanitários. “Essa é apenas a primeira dose de duas que são necessárias para que as pessoas que receberam consigam desenvolver imunidade contra o vírus. Então mantenha as medidas preventivas", explicou o secretário.
Controle da Aplicação
De acordo com o Ministério da Saúde, toda pessoa receberá um comprovante de vacinação e a aplicação será lançada no sistema informatizado de controle de vacinação. Além disso, cada dose é individual, ou seja, cada unidade da vacina imuniza apenas uma pessoa, diferente de outros imunizantes que permite a diluição e diversas utilizações do conteúdo da mesma ampola.
Prefeitura inicia vacinação contra a covid-19 em idosos asilados e profissionais de saúde da linha de frente.A Prefeitura de Santa Maria Madalena iniciou na manhã desta quarta-feira (20) a primeira etapa de vacinação contra Covid-19. As primeiras doses foram aplicadas em idosos asilados e profissionais que atuam na linha de frente no hospital e nas unidades de Atenção Primária à Saúde. O Município recebeu na tarde de ontem 120 doses da vacina Coronavac enviadas pelo Ministério da Saúde, e as outras 120 ainda vão vir para a 2ª dose. Nesta manhã, durante a vacinação simbólica, que contou com a presença do prefeito interino Nilson José, do secretário municipal de Saúde, Luis Gustavo e das enfermeiras Joana Darc Fernandes (ESF-Arranchadouro) e Virgínia Lima Gonçalves (Coordenadora da Sala de Imunização), no asilo Abrigo Caixa de Esmolas São João da Escócia, o Sr Agenor Poubel, 99 anos, foi o primeiro idoso a ser vacinado, pela rede municipal de saúde pública. A segunda vacinada foi a técnica de enfermagem, Maria Celina Muniz Ribeiro, 69 anos, funcionária mais antiga do Hospital Basileu Estrela, e o terceiro foi o Sr. Anízio de 97 anos, morador do asilo. “Hoje é um dia de muita emoção e esperança de que dias melhores virão. Graças a ciência!”, comentou a enfermeira Maria Celina. Na rodoviária Sebastião Colli, no bairro Biquinha Santa, onde foi montado o espaço para vacinação dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente e inseridos na Atenção Primária à Saúde, os primeiros foram Francisco Marcos Mascaro, 60 anos, e Carlos Roberto do Livramento, 55 anos, ambos são motoristas de ambulância e moradores do distrito de Osório Bersot. E já no Hospital Basileu Estrela, a primeira vacinada foi a médica Drª Lívia da Silva Neves, seguida pela enfermeira Luciana Portugal. Importante destacar que mesmo com o início da vacinação contra o novo coronavírus, ainda são necessários o isolamento social e os cuidados sanitários. “Essa é apenas a primeira dose de duas que são necessárias para que as pessoas que receberam consigam desenvolver imunidade contra o vírus. Então mantenha as medidas preventivas, explicou o secretário. Controle da Aplicação De acordo com o Ministério da Saúde, toda pessoa receberá um comprovante de vacinação e a aplicação será lançada no sistema informatizado de controle de vacinação. Além disso, cada dose é individual, ou seja, cada unidade da vacina imuniza apenas uma pessoa, diferente de outros imunizantes que permite a diluição e diversas utilizações do conteúdo da mesma ampola. (Fotos/ vídeo Vanessa Gonçalves - Ascom PMSMM) #PrefeituradeSantaMariaMadalena #SecretariadeSaude #AscomPMSMM #JuntosContraOCoronavírus #Usemáscaras
Publicado por Prefeitura de Santa Maria Madalena em Quarta-feira, 20 de janeiro de 2021