Suspeita de estar com COVID-19? Siga as orientações!

Publicado em segunda, às 17h de 17 de janeiro de 2022 por Sec. Saúde.

Faça o teste
Se estiver…

Com os sintomas de infecção respiratória, como tosse, coriza, dor de garganta, ou com dores musculares ou com perda de olfato ou paladar ou diarreia entre outros.

Procure um médico para realizar teste rápido de antígeno ou exame RT-PCR.

Somente com eles será possível confirmar o diagnóstico de Covid-19.

Conheça os testes

Existem dois tipos de testes realizados no Centro de Triagem Covid-19 e nas ESF’s:

Teste de RT-PCR para SARS-Cov-2: é um teste baseado na pesquisa do material genético do vírus (RNA) em amostra coletada por swab da nasofaringe. É considerado o exame padrão ouro para diagnóstico da infecção. A realização do exame leva pelo menos 48 horas para conclusão e liberação do resultado.

Teste de Swab rápido para Sars-covid: É baseado no antígeno Ag, por via nasofaringe, resultado em torno de 20 minutos, realizados em pacientes com comorbidades, profissionais da saúde, pacientes internados e transferência hospitalar.

Faça o isolamento

A transmissão do vírus acontece através de gotículas e aerossóis de saliva, que saem do nariz e da boca de alguém infectado e invadem o organismo dos indivíduos que estão num mesmo ambiente.

A melhor maneira de resguardar as outras pessoas é evitar o contato com elas. Por isso, ficar isolado é muito importante, principalmente se você divide a casa com familiares e amigos.

Que TODOS usem máscaras, especialmente quando estiverem próximos da pessoa infectada ou no mesmo cômodo ou ambiente.

Evite, se possível, compartilhar o mesmo banheiro. Caso não seja possível, utilize máscara neste ambiente.

NÃO compartilhe objetos de uso pessoal. como talheres, copos e toalhas.

Avise seus contatos próximos

O próximo passo é comunicar, telefonando ou enviando uma mensagem para as pessoas com as quais você interagiu durante os 14 dias anteriores ao diagnóstico confirmado de Covid-19.

O mais provável é que você já estivesse infectado mesmo antes de desenvolver os sintomas iniciais, como tosse, dor de garganta, febre, mal-estar e dor no corpo.

Monitore os sintomas

Na maioria das vezes, os sintomas que incomodam no início da doença, como febre, tosse, cansaço, dor de garganta, desconforto e diarreia, tendem a melhorar espontaneamente com os dias.

ATENÇÃO: Fique de olho nos seus sintomas durante o período de isolamento e procure avaliação médica tão logo ocorra piora ou suspeita de agravamento do quadro...

Repouse e capriche na hidratação

A recomendação para quem testou positivo nos últimos dias e está com sintomas leves é fazer repouso e beber bastante água.

Tome a vacina após a recuperação

Vacina sempre! Elas são indicadas inclusive para quem já teve Covid-19, pois são uma maneira segura e efetiva de estimular o sistema imune e, assim, garantir maior proteção.

Mas a aplicação da vacina não deve acontecer em indivíduos que testaram positivo recentemente: a orientação do Ministério da Saúde é contar 30 dias a partir da data de início dos sintomas ou do resultado positivo do exame, para, aí sim, receber a dose.

Complete seu esquema vacinal com todas as doses da vacina contra a Covid-19.

Assessoria de Comunicação - ASCOM PMSMM

Desenvolvido por FB Design