A Prefeitura de Santa Maria Madalena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliará a aplicação da vacina bivalente para pessoas com 12 anos ou mais com comorbidades, a partir desta segunda-feira (10). Para esse grupo é necessária apenas autodeclaração da comorbidade.
Continuam fazendo parte do público-alvo os seguintes grupos: idosos com 60 anos ou mais; pessoas acima de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência; imunocomprometidos acima de 12 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, a partir de 12 anos; população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; indígenas; ribeirinhos e quilombolas - a partir de 12 anos de idade.
O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para a vacinação, é necessário ter concluído ao menos o esquema primário da vacinação contra a Covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes há pelo menos 4 meses. Confira, nos cartazes em anexo, o calendário para aplicação da vacina bivalente.
As comorbidades incluídas no grupo prioritário pelo Ministério da Saúde são: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente, Hipertensão Arterial estágio 3, Hipertensão Arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência Cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão Pulmonar, Cardiopatia Hipertensiva, Síndromes Coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas, Arritmias Cardíacas, Cardiopatias Congênita no Adulto, Próteses valvares e Dispositivos Cardíacos Implantados, Doenças Neurológicas Crônicas e Distrofias Musculares, Doença Renal Crônica, Hemoglobinopatias e Disfunções Esplênicas Graves, Obesidade Mórbida, Doença hepática crônica, Síndrome de Down e outras Síndromes Genéticas.
Observação: Acamados acima de 60 anos
Agendar com o Agente Comunitário de Saúde da área de referência.
Deverá ter recebido 2 doses do esquema anterior há mais de 4 meses.
*Todas as vacinas serão realizadas de acordo com a logística de entrega pelo Ministério da Saúde e enquanto durarem os estoques.