Começou nesta segunda-feira (02/08) as atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno em Santa Maria Madalena. A programação é alusiva ao Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno.
A agenda se inicia na Estratégia Saúde da Família (ESF) - Manoel de Moraes, com o intuito de informar, enfocar, engajar e articular ações para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no Município. O aleitamento materno garante a sobrevivência, a saúde e o bem-estar das crianças e de suas famílias.
O Ministério da Saúde recomenda a manutenção da amamentação durante a pandemia. A orientação leva em consideração os benefícios para a saúde da criança e da mulher, a ausência de constatações científicas significativas sobre a transmissão do coronavírus por meio do leite materno e o fato de não haver recomendação para a suspensão do aleitamento materno em decorrência da transmissão de outros vírus respiratórios. Nestes casos, a amamentação deve ocorrer desde que a mãe deseje e esteja em condições clínicas adequadas para fazê-lo.
Vantagens do aleitamento para as crianças:
- Menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites, além de menos chances de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2.
- Alcançam melhor desempenho em testes de inteligência e se transformam em adultos mais saudáveis e produtivos.
- É o alimento mais completo para o bebê e tem tudo que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os seis meses de vida. A partir dos seis meses, a orientação é para que o bebê continue mamando até os dois anos ou mais e seja introduzida a alimentação complementar saudável.