Escolas Públicas de Santa Maria Madalena alinha-se às metas de sustentabilidade da Agenda 2030 e da COP26

Publicado em quarta, às 19h de 26 de junho de 2024 por Sec. Educação, Esporte e Cultura.

O projeto "Duas escolas públicas de Santa Maria Madalena se inserindo nas metas de sustentabilidade da Agenda 2030 e da COP 26 para um planeta melhor", coordenado pelo Departamento de Ecologia do IBRAG da UERJ, com recursos do Edital FAPERJ 045/2021, está promovendo uma série de iniciativas focadas em ecologia e sustentabilidade. O projeto inclui oficinas educativas e melhorias na infraestrutura do CIEP Graciano Cariello Filho e do Colégio Estadual Barão de Santa Maria Madalena, ambos localizados no município do Norte Fluminense. As atividades começaram no ano passado e continuarão até o final de 2024, abrangendo alunos do ensino fundamental e médio.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente cedeu uma área localizada na Unidade de Tratamento de Lixo (UTL) do município para restauração, onde foram disponibilizadas 400 mudas de espécies de árvores nativas para plantio. No dia 25 de junho, foi realizada a última etapa do projeto, onde todos os alunos participantes, juntamente com autoridades e convidados, plantaram 400 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Com este reflorestamento, as escolas alcançaram o status de "carbono-neutro", compensando suas emissões de dióxido de carbono.

As atividades também contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, do Parque Estadual do Desengano (PED), do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) de Santa Maria Madalena, da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e do Departamento de Ecologia da UERJ.