Informe da Secretaria de Saúde: CUIDADOS COM A SAÚDE VASCULAR NO PERÍODO DE INVERNO É IMPRESCINDÍVEL!

Publicado em segunda, às 20h de 10 de julho de 2023 por Sec. Saúde.

O cuidado com a saúde vascular é sempre necessário, mas é preciso redobrar as atenções no período de inverno. A piora dos quadros vasculares com a diminuição da temperatura é uma constatação, com aumento nas hospitalizações e na mortalidade cardiovascular, principalmente no pico da estação.

Nesta época do ano é mais frequente os pacientes apresentarem sintomas como dor ou o surgimento de feridas nos pés que não cicatrizam. A enfermidade vascular mais suscetível ao frio é a doença arterial obstrutiva periférica, causada pela deposição de gordura na parede interna das artérias dos membros inferiores, com formação de placas de ateroma, que pode ser agravada pelas baixas temperaturas da estação.

A dor nas pernas é um dos principais sintomas que pode ter como causa o comprometimento da circulação pela doença vascular, sobretudo aquela dor que ocorre quando a pessoa caminha e que alivia com o repouso. Por outro lado, a dor constante nos pés ou nos dedos, mesmo quando a pessoa está parada, pode ser um sinal de doença circulatória grave com risco de perda da extremidade se não tratada adequadamente.

A diminuição da atividade física nos meses mais frios por si só aumenta a chance de problemas circulatórios em pessoas com fatores de risco e comorbidades. A resposta termoregulatória ao frio causa vasoconstrição periférica pela ativação do sistema nervoso simpático, com aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, possível ativação plaquetária e aumento de marcadores inflamatórios, com efeitos adversos aos pacientes com doença cardiovascular estabelecida ou subclínica.

A prevenção sempre é o melhor remédio. Os fatores de risco para as doenças vasculares são muito conhecidos; portanto, é importante evitar o tabagismo, manter o peso ideal, ter uma dieta equilibrada e controlar as doenças crônicas preexistentes, como a hipertensão arterial, o diabetes e as alterações do colesterol. A atividade física regular precisa ser estabelecida como um hábito, pois é saudável e melhora nossa qualidade de vida.

Se você sentir algum desses sintomas, procure por orientação em um Posto de Saúde mais próximo de sua residência.

Assessoria de Imprensa/Comunicação - ASCOM PMSMM
Por Vanessa Gonçalves

Desenvolvido por FB Design