Secretaria de Saúde inicia vacinação contra Influenza a partir de segunda-feira (19/04)

Publicado em quinta, às 20h de 15 de abril de 2021 por Sec. Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria Madalena (SMS) inicia, na próxima segunda-feira (19/4), a 23º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1). A ação vai até o dia 9 de julho, e será feita em três etapas, conforme quadro a seguir:

Etapas Grupos Prioritários
Primeira - 19/04 a 10/05
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
Gestantes
Puérperas
Povos Indígenas
Trabalhadores da saúde
Segunda - 11/05 a 08/06
Idosos com 60 anos e mais
Professores
Terceira - 09/06 a 09/07
Comorbidades
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo Rodoviário passageiros Urbano e de longo curso
Trabalhadores Portuários
Forças de Segurança e Salvamento
Forças Armadas
Funcionários do Sistema de Privação de liberdade
População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

Fonte: Informe Técnico 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza - CGPNI/SVS/MS. 2021.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Influenza permitirá, ao longo de 2021, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19. As ações de imunizações continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a influenza e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente do SARS-CoV-2 (Coronavírus).

A campanha de vacinação contra a influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a Covid-19. Assim, é importante que seja priorizada a administração da vacina contra a Covid-19, para pessoas contempladas no grupo prioritário para a influenza e que ainda não foram vacinadas contra o Coronavírus. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

Dúvidas sobre a vacinação podem ser esclarecidas por meio do telefone da Secretaria Municipal de Saúde (22) 2561-1266.

COMO E ONDE SE VACINAR

Para se vacinar contra a gripe, o grupo prioritário dessa primeira fase deve apresentar a caderneta de vacinação, comprovante de residência, documento de identificação com foto ou cartão do SUS. Já os profissionais de saúde também devem estar munidos da documentação que comprove o local de trabalho.

Confira a relação dos postos de vacinação da 1ª FASE, 19/04 a 10/05:

• ESF Arranchadouro - 08h às 15h - Gestantes: em qualquer idade gestacional. (Toda quinta-feira); -Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto. (Toda quinta-feira); -Trabalhadores da saúde: todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. (Toda segunda-feira e sexta-feira.)
  • ESF Manoel de Moraes - 08h às 15h, de segunda a sexta-feira.
  • ESF Triunfo - 08h às 15h, de segunda a sexta-feira.

O DIA D da vacinação será na sede do município, no dia 26/04/2021.
Local: Posto Central Dr. Manoel Verbicário, 8h às 15h, segunda-feira.
Grupo Prioritário: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade.

ATENÇÃO:

Demais Distritos a vacinação será efetuada mediante cronograma a ser estabelecido pela Estratégia Saúde da Família, ESF de sua localidade.

A execução da referida campanha está sujeita a alterações conforme orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ) e de acordo com o abastecimento de imunobiológicos nas quantidades necessárias.

Será necessário a apresentação do documento de vínculo com o grupo de prioridade vacinado.

Não serão ministradas doses de vacina quando o respectivo dia coincidir com feriados.

Assessoria de Comunicação - ASCOM PMSMM.