Prefeitura adquiriu máscaras de pano para toda população madalenense

Publicado em sábado, às 10h de 04 de julho de 2020 por Sec. Saúde.

Para proteger você e sua família, a Prefeitura de Santa Maria Madalena, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu máscaras de pano para toda a população. A distribuição teve início quinta-feira (2/07) pelos Agentes Comunitários de Saúde.

A aquisição das máscaras tem como objetivo buscar a contenção do contágio do COVID–19 e também funcionam como barreiras na propagação da doença, que tem atingido os mais diversos lugares do mundo, trazendo consequências devastadoras ao sistema de saúde, tornando-se extremamente necessário a adoção de diversas medidas. Além de eficiente, é um equipamento simples, e pode ser um grande aliado no combate à propagação do Coronavírus, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.

Considerando que boa parte da população não possui acesso aos insumos necessários para proteção contra o novo Coronavírus, sejam por condições sociais ou por indisponibilidade do produto no mercado.

Diante disso, cumpre como indispensável à adoção de providências por parte desta municipalidade, a fim de minimizar as consequências de propagação do vírus e dos efeitos negativos na economia, garantindo a distribuição de máscaras à população, onde cada cidadão receberá 03 (três) unidades, que serão distribuídas em domicílio pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Vale salientar, que Organização Mundial da saúde, seguida pelo Ministério da Saúde, anteriormente estava recomendando a utilização de máscaras apenas para os infectados e profissionais de saúde, entretanto, tendo em conta, o crescente número de infecções no mundo, passou a recomendar a utilização de máscaras por todos, inclusive as artesanais.

Segundo a NOTA INFORMATIVA Nº 3/2020-CGGAP/DESF/SAPS/MS, do Ministério da Saúde, as medidas de utilização e higienização das máscaras de pano fazem a diferença para a eficiência da iniciativa. Desta forma, os seguintes cuidados devem ser utilizados:

1. O uso da máscara de pano é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros.
  2. Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.
  3. Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la na rua, não fique ajustando a máscara na rua.
  4. Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara.
  5. Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente.
  6. Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável).
  7. Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão.
  8. Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.
  9. A máscara deve estar seca para sua reutilização.
  10. Após secagem da máscara utilize o com ferro quente e acondicionar em saco plástico.
  11. Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade.
  12. Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.
  13. Ao sinal de desgaste da máscara, a mesma deve ser inutilizada e uma nova deve ser adquirida.

É importante reforçar, no entanto, que apenas o uso da máscara não garante proteção alguma contra a COVID-19. Das medidas que devem ser tomadas estão:

• Sair de casa apenas quando for necessário;
  • Lavar as mãos com frequência, com água e sabão;
  • Higienizar as mãos com álcool em gel caso a lavagem não seja possível;
  • Praticar a higiene da tosse e do espirro;
  • Manter distância de outras pessoas e, ao sair de casa, fazer uso da máscara facial;
  • Manter hábitos saudáveis para garantir a manutenção da saúde.

Assessoria de Comunicação (ASCOM /PMSMM).