Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Publicado em quinta, às 22h de 13 de outubro de 2022 por Sec. Saúde.

Neste dia 13 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. A data foi escolhida por representar o dia da regulamentação da profissão no Brasil, em 1969.

A fisioterapia é uma área da saúde envolvida com o estudo, prevenção e tratamento de lesões no corpo humano, decorrentes de traumas e doenças adquiridas ou genéticas. Durante a pandemia os Fisioterapeutas tiveram atuação primordial no enfrentamento à COVID-19 atuando em urgência/emergência, fisioterapia hospitalar e UTI como profissionais essenciais da linha de frente e responsáveis não só pela reabilitação, mas pela manutenção do suporte de vida realizando o manejo e o tratamento dos pacientes através de equipamentos e ventiladores mecânicos.

Já a Terapia Ocupacional é a área responsável por promover a saúde e bem-estar das pessoas com problemas físicos, sensoriais, sociais e motores. O terapeuta ocupacional é o profissional que busca ajudar o paciente a realizar atividades cotidianas (ocupações) quando existem tais problemas. Essas atividades incluem tarefas de autocuidado (higiene, alimentação e vestuário); produtividade (trabalhar ou estudar); momentos de lazer (esportes, dança e pintura, por exemplo) e atividades sociais em geral.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, parabeniza os profissionais que fazem seu trabalho com tanto cuidado e amor.